Antes porém, vale pontuar, que as bobagens divulgadas na mídia não são mais degradantes do que as besteiras consumidas nas Redes Sociais.
Uma vasta gama de ferramentas de inteligência artificial é disponibilizada aos usuários, proporcionando uma impressionante habilidade de criar textos, vídeos e áudios que se tornam cada vez mais envolventes e autênticos.
Profissionais e gestores de indústrias de inteligência artificial já estavam sinalizando, antes de 2024, que esses recursos poderiam ser extremamente eficazes na disseminação de informações enganosas, com a intenção clara de confundir até mesmo os eleitores durante as eleições.
Entretanto, antes de abordarmos a origem da desinformação, é importante destacar a habilidade dos seres humanos e, em especial, das autoridades competentes, que devem, ou ao menos deveriam, adotar essas ferramentas de forma segura e com determinação.
Segurança das Urnas questionada
Contudo, essa situação não foi observada durante as eleições presidenciais de 2022, quando Jair Bolsonaro, na época presidente da República, questionou a confiabilidade das Urnas Eletrônicas.
Voto Impresso
Ele agiu de maneira tão imatura que começou a campanha eleitoral afirmando que não haveria eleição presidencial na ausência do Voto Impresso.
Fez um apelo ao povo brasileiro para que saíssem às ruas, em frente aos Quartéis, a fim de exigir que o Exército Brasileiro se pronunciasse publicamente sobre a constatação de fraudes nas eleições, e, consequentemente, declarasse o cargo de Presidente do Brasil como vago, assumindo a partir daí a gestão do país.
"Governo Lula"
Descondenado, foi conduzido ao Palácio do Planalto para vergonha geral da nação, pelos togados do STF, que ao descondenarem o presidiário, defecaram na cara dos brasileiros.
Bolsonaro
Bolsonaro foi tão infantil que ao primeiro não, á primeira divergência havida entre os Militares, ele Bolsonaro, Chefe Supremo das forças armadas, recuou.
E ao recuar, tolheu o sonho de milhares de brasileiros e o que é pior, indiretamente entregou aos leões, as pessoas que se acampavam em frente aos quartéis, excepcionalmente no Distrito Federal.
Humilhação e Ricos
Pessoas estas, que ao serem entregues passaram por humilhação e até risco de vida, e, ato contínuo, foram presas, julgadas e sumariamente condenadas de forma absurda e com condenações absurdamente longas e incompatíveis com os atos praticados.
Resumindo:
Bolsonaro foi frouxo, seus Ministros Militares foram frouxos, os deputados federais foram frouxos, os Senadores da República, foram igualmente frouxos, visto que no mínimo havia sim, desconfiança com a segurança e a legitimidade da eleição presidencial.
Desfecho?
O desfecho disto tudo é o que nós, reles cidadãos brasileiros, trabalhadores, produtores, geradores de empregos e renda estamos passando.
...estamos comendo o pão que o "capiroto" amassou...
Por Milton Oro