Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 18, aponta pela primeira vez um empate entre a proporção de simpatizantes do bolsonarismo e do petismo no Brasil.
É a primeira vez também que ocorreram alterações nas proporções fora da margem de erro.
Segundo o levantamento, 35% do eleitorado se identifica com o partido de Lula, e outros 35% preferem Jair Bolsonaro.
No último levantamento, divulgado em abril, os petistas eram 41%, e os bolsonaristas, 31%.
O instituto ouviu 2.004 pessoas em 136 município, em 10 e 11 de junho, e a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Para chegar a essas proporções, o Datafolha perguntou: “Considerando uma escala de um (bolsonarista) a cinco (petista), em qual número você se encaixa?”.
Quem respondeu “um” ou “dois” foi classificado como bolsonarista, e quem respondeu “quatro” e “cinco” foi considerado petista.
Apenas quem respondeu “três” (20%) foi considerado neutro; outros 7% disseram não se identificar com nenhum dos lados e 2% não responderam.
“Isentões”
O modo como o Datafolha questiona os eleitores inclina à escolha de um dos polos, pois há duas opções para cada um deles, e apenas uma para o neutro, além da possibilidade optar por não se identificar com Bolsonaro ou PT.
Quando a pergunta é feita de modo diferente, como nos casos da Genial/Quaest e da CNT/MDA, a quantidade de bolsonaristas e petistas cai.
A última pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 6 de junho, apontou que 33% do eleitorado não tem posicionamento.
Os petista/lulistas seriam 14%. Outros 15% são de esquerda, mas sem se considerar petistas/lulistas.
Já os bolsonaristas totalizariam 11%. Outros 23% se disseram de direita, mas sem ser bolsonaristas. Incluir a possibilidade de ser de direita e esquerda influencia nas respostas e na forma como o eleitorado é enxergado.
2026
No caso da última pesquisa CNT/MDA, a distinção…
Fonte: O Antagonista