Prefeitura de Laranjeiras do Sul

GAFANHOTOS VERMELHOS ATACANDO SEM PIEDADE: Governo Lula tem R$ 19,1 milhões em convênios com ONG ligada a sindicato do ABC

A verba foi repassada para oito contratos com os ministérios do Trabalho, dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Agrário

governo Lula assinou pelo menos oito convênios com a ONG Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil), dirigida por integrantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, desde 2023, registrou O Estado de S.Paulo.

Com sede no prédio do sindicato em São Bernardo do Campo (SP), a entidade recebeu cerca de 19,1 milhões de reais dos ministérios do Trabalho, dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento

O governo Lula assinou pelo menos oito convênios com a ONG Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil), dirigida por integrantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, desde 2023, registrou O Estado de S.Paulo.

Com sede no prédio do sindicato em São Bernardo do Campo (SP), a entidade recebeu cerca de 19,1 milhões de reais dos ministérios do Trabalho, dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Agrário.

Segundo o jornal, a ONG foi contratada para uma ampla gama de atividades, todas vinculadas à agenda ideológica do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Curso de democracia”

Entre elas está a formação de defensores dos direitos humanos para evitar ataques à democracia e desmonte das políticas públicas, como o impeachment de Dilma Rousseff (PT), o qual a entidade chama de “golpe”.

Por meio de emenda do deputado Vicentinho (PT-SP), o Ministério dos Direitos Humanos pagou 400 mil reais para formar 300 pessoas no “curso de democracia” da Unisol.

“Após o golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma, o Brasil passou por um período de cinco anos de desmonte das políticas públicas, em especial ao que se refere aos direitos humanos e a participação social. 

Este período causou imenso prejuízo para a sociedade brasileira, acreditamos que apenas com organização e educação popular é possível fortalecer a sociedade civil para evitar possíveis ataques aos direitos humanos e à democracia”, disse a ONG na justificativa dada ao firmar o convênio.

Feira Esquerda da Livre

O Ministério do Trabalho também contratou a Unisol para promover ações de “fortalecimento da rede de comercialização” para participantes da Feira Esquerda da Livre, uma iniciativa definida como uma “feira colaborativa de empreendedores e artistas de esquerda, feita pela esquerda, para a esquerda”.

Bancado com emendas do deputado Nilto Tatto (PT-SP), o projeto para “melhorar a renda e a qualidade de vida de 250 beneficiários de 30 empreendimentos” em São Paulo custou 200 mil reais aos cofres públicos.

Limpeza da terra yanomami

O maior convênio da ONG Unisol com o governo Lula envolve a retirada de lixo da terra indígena yanomami, em Roraima.

Para efetuar o trabalho, a entidade recebeu 15,8 milhões de reais.

O contrato foi firmado por meio da Secretaria de Economia Popular e Solidária, comandada pelo ex-ministro Gilberto Carvalho (PT), vinculada ao Ministério do Trabalho.

Análise técnica?

Ao jornal, o Ministério dos Direitos Humanos afirmou que a Unisol atendeu a critérios técnicos e legais para oferecer o “curso de democracia”.

O Ministério do Trabalho, por sua vez, disse que “no caso de emendas impositivas, cabe à pasta verificar o cumprimento dos requisitos legais para a celebração, realizar o monitoramento da implementação e analisar a prestação de contas ao final do período do projeto”.

Sobre a parceria para retirar lixo na terra yanomami, a pasta afirmou que as ações estão previstas para começar no segundo semestre.

Fonte: O Antagonista


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem