Prefeitura de Laranjeiras do Sul

QUE PAÍS É ESSE? TCU leva dez anos para avaliar pedido da CPI do Petrolão

O Tribunal de Contas da União (TCU) levou uma década para julgar finalmente uma solicitação da CPI da Petrobras de auditoria no balanço financeiro de 2014 da petroleira. 

À época ministro do TCU, José Múcio, atual ministro da Defesa, foi favorável aos pedidos da CPI. 

O processo se arrastou, José Múcio deixou o Tribunal em 2020 sem ver o desfecho da investigação que mirava “pagamentos indevidos”, revelados na Lava Jato, e falhas no teste de ‘impairment’ da refinaria Abreu e Lima.

Caducou

Como a CPI morreu lá em 2015, a resposta, que de nada vale, será encaminhada ao então presidente da comissão, Hugo Motta (Rep-PB).

Saiu sem saber

O pedido foi feito ao TCU pelo deputado Otávio Leite (RJ), à época tucano, mas que não conseguiu se eleger pelo União Brasil em 2022.

Que vergonha

A solicitação da CPI é datada de 27/04/2015, mas a decisão final só saiu na sessão de 11/06/2025. Feito o despacho, seguiu para o arquivo.

Sigilo mantido

Mesmo com a Lava Jato praticamente enterrada e passados dez anos, o lentíssimo TCU achou por bem manter o sigilo pedido pela Petrobras.

Lula virou porta-voz de Putin para criticar o G7

Lula (PT) se prestou ao papel de porta-voz de Vladimir Putin, ao afirmar no Canadá que o G7, grupo de países mais ricos do mundo, “nem deveria existir mais”. 

Como a declaração de Lula não repercutiu, o próprio russo se posicionou nos mesmos termos, indicando um jogo combinado. 

Putin está chateado porque já não é aceito em reuniões do G7 desde que invadiu a Ucrânia, há mais de três anos. E Lula se irritou por ter sido convidado apenas para a “reunião ampliada” do grupo.

Diz que não estou

O brasileiro também tentou posar para foto com o presidente dos EUA, Donald Trump, mas foi solenemente ignorado.

Brasil barrado

Como esta coluna explicou, além dos sete países mais ricos, o Canadá convidou outros seis países como “observadores”. O Brasil ficou de fora.

Fila do gargarejo

Lula e dirigentes de outros países menos relevantes foram convidados para a “reunião ampliada” do G7, só com assento garantido na platéia.

Itamaraty mentiu

O Itamaraty de Lula mentiu em nota ao afirmar não ter sido informado da visita oficial de delegação a Tel Aviv, surpreendida pela guerra. 

Em nota, os brasileiros lamentaram que o comunicado do governo “mais se assemelha a reprimenda” do que a solidariedade e proteção esperadas.

Maior cara-de-pau

Engraçado o Itamaraty fazer “alertas de segurança” para brasileiros que viajaram aos EUA para acompanhar o Mundial de Clubes da Fifa. A cartilha chama atenção para coisas tipo “batedores de carteira”.

Amorim faz vergonha

Celso Amorim fez vergonha ao igualar as mulheres vitimas de agressão pelo regime do Irã a bandidos condenados à morte de nos EUA. 

Ouviu a invertida de Dan Baer, ex-embaixador do governo Obama: “Isso não é moralmente aceitável”. O aspone de Lula ficou com cara de bunda.

Banca um usado

Para alugar a frota para Lula desfilar no Canadá, ao custo de R$1,3 milhão, o Itamaraty precisou abrir o bolso com um sinal, uma merreca, dado o valor total: R$40,8 mil. Já dá para comprar um usado.

A conversa é dinheiro

O Whatsapp, um dos apps mais utilizados do Brasil, vai passar a exibir anúncios aos usuários em partes do aplicativo. A Meta, que também é dona do Facebook, insiste que vai usar “mínimo” de dados dos usuários.

Próximo semestre

Após a leitura no Congresso do requerimento da CPI para investigar o roubo aos aposentados, os partidos indicarão os 15 senadores e 15 deputados para a comissão. A pizza está no forno: mesmo minoritário no Congresso, o governo deve ter a maioria. Promessa de Alcolumbre.

Na pressão

A cúpula da Sintect-RJ, sindicato de trabalhadores dos Correios, chegou nesta segunda em Brasília. Deve usar carros de som, faixas e gritaria para protestar contra a penúria que vive os funcionários.

Rejeição geral

Não que precisasse de pesquisa para saber o resultado, mas 76% dos brasileiros rejeitam o indecoroso aumento no número de deputados, que pode chegar a 531. O levantamento é do Datafolha.

Pensando bem...

...além de pipoqueiro e baleiro, pré-candidato ao Senado também virou profissão de risco.

Fonte: Claudio Humberto - Diário do Poder

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem