Abib Miguel, o “Bibinho”, fez acordo com o MPPR para encerrar processos ligados aos escândalos dos Diários Secretos
Após quase 15 anos de investigações, o ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Abib Miguel, conhecido como “Bibinho”, firmou um acordo de colaboração com o Ministério Público do Paraná (MPPR) para devolver R$ 258 milhões aos cofres públicos.
O valor corresponde ao montante desviado com uso de funcionários fantasmas e laranjas, acrescido de correção monetária, e foi acordado com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo de Curitiba.
Além da devolução, Bibinho terá que pagar uma multa adicional de mais de R$ 3,6 milhões.
Esquema foi revelado por série de reportagens em 2010
O escândalo veio à tona em 2010, com a série de reportagens investigativas “Diários Secretos”, publicada pela Gazeta do Povo e exibida pela RPC.
A apuração revelou uma complexa rede de corrupção dentro da Alep nos anos 2000, comandada por Bibinho, envolvendo funcionários fantasmas, desvio de verbas e lavagem de dinheiro.
O ex-diretor foi acusado por crimes como organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro.
Acordo encerra processos criminais e cíveis
Com a homologação judicial do acordo, os processos criminais e cíveis contra o ex-diretor serão suspensos.
A medida também busca evitar a prescrição das ações, já que Bibinho tem atualmente 85 anos e diversos processos ainda estão em fase recursal.
Fonte: Bem Paraná
Comentários Olho Vivo Laranjeiras
Passaram-se mais de 15 anos da roubalheira e ainda hoje temos processos em fase recursal. Me digam caros leitores se a justiça brasileira é confiável!
Processos se arrastam por décadas e tudo o que se consegue da justiça deste país, é um acordo para devolver parte do roubo, para evitar a prescrição dos processos.
Que país miserável é esse?
Que povo otário somos todos nós brasileiros?
Quão lerdos e dissimulados são nossos promotores, juízes, desembargadores?
Onde foi parar a justiça deste país?
Acorda povo brasileiro, ou seremos engolidos por esse sistema hipócrita e vil, que pune quem trabalha, produz e pratica o bem e é bonzinho para os sem-vergonhas, bandidos, ladrões...
Por Milton Oro