Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Ministros do STF evitam rebater críticas de Trump a julgamento de Bolsonaro

Avaliação interna é a de que resposta deve partir do governo federal por via diplomática, não do tribunal

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) evitam comentar as críticas do presidente norte-americano Donald Trump sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Trump defendeu Bolsonaro em sua rede social, a Truth Social, nesta segunda-feira (7). 

Afirmou que o ex-presidente está sofrendo um ataque político como aconteceu com ele.

Na publicação, o presidente dos EUA não menciona diretamente as ações judiciais em tramitação contra Bolsonaro no STF, mas fala em perseguição e reafirma a inocência do ex-presidente.

“Estarei assistindo a caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto. 

O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, escreveu Trump.

A avaliação interna no tribunal é a de que uma eventual resposta à declaração de Trump deve partir do governo federal por via diplomática. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que Trump “não palpite sobre nossa vida".

“Esse país tem lei, tem regra e esse país tem um dono chamado povo brasileiro. 

Portanto, de palpite na sua vida e não na nossa", disse Lula. O presidente disse achar muito “equivocado e irresponsável” que um chefe do Executivo de outro país fique “ameaçando outros em redes sociais”

Postura parecida já havia sido adotada pelos ministros do tribunal em maio, depois da restrição anunciada pelos Estados Unidos de vistos para autoridades estrangeiras. Naquela ocasião, os ministros avaliaram que o caso era atribuição da diplomacia brasileira e não do STF.

Fonte: CNN Brasil


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem