Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Senadora critica juros altos do Plano Safra 2025/2026

Ex-ministra destaca que os juros nas linhas de crédito a 14% são resultados da 'gastança do governo Lula 3'

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura do governo Bolsonaro (PL), criticou nesta terça-feira (1) a alta dos juros no lançamento do Plano Safra 2025/2026 anunciado pelo governo Lula (PT). 

A senadora se manifestou em suas redes sociais e, segundo ela, o resultado dos juros altos já era de se esperar.

No X (antigo Twitter), a ex-ministra afirma que a taxa de juros em até 14% é resultado da má gestão de política fiscal do governo Lula (PT). 

Tereza Cristina relatou o crescimento de 1,5% de recursos destinados ao Safra, mas que, segundo ela, “não serão integralmente liberados”, afirmando possíveis cortes no orçamento.

“Como esperado, os juros do Plano Safra bateram lá em cima: acabam de ser anunciadas no Palácio do Planalto linhas de crédito com juros de até 14%! 

E caíram em mais de 5% os financiamentos para investimentos nas atividades agropecuárias, que estão sim prejudicadas. 

No geral, cresceu apenas 1,5% o volume total de recursos prometidos para a safra 2025/2026 – que, sabemos, não serão integralmente liberados”, destacou no X.

A parlamentar ainda afirma que o excesso de gasto do governo dificulta o trabalho do Banco Central (BC) no combate à inflação, levando a autarquia a elevar a taxa básica de juros, a Selic, a 15,00% ao ano.

“A gastança do Governo Lula 3 prejudicou o trabalho do BC no controle da inflação – por isso chegamos à Selic de 15%”, destacou.

Fonte: Diário do Poder

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem