Uma forte explosão acordou os moradores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) nesta manhã de terça, 12 de agosto.
As informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o som foi de uma explosão ocorrida e uma fábrica de materiais explosivos, a Enaex do Brasil, antiga Britanite.
A informação preliminar de 15 vítimas e sete desparecidas, não foi confirmada.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que há 8 funcionários que estariam no local da explosão.
Por volta das 7h35, os bombeiros já tinham controlado os focos de incêndio no local e iniciaram as buscas por sete pessoas que teria desaparecido após a explosão. A unidade funciona 24 horas.
Esquadrão antibombas faz varredura no local da explosão
O esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi enviado a sede da empresa Enaex do Brasil, ex-Britanite.
A equipe isolou a área, após os bombeiros realizarem o resfriamento do local e extinguirem pequenos focos de incêndio resultados da explosão.
Familiares procuram informações sobre parentes
Vários familiares chegam a todo momento ao portão da empresa atrás de informações sobre funcionários com os quais não conseguiram contato após a explosão.
O que houve?
Vídeos e relatos nas redes sociais e grupo de whatsapp dão conta de que por volta das 5h50, 6 horas, houve o som de uma explosão e a reverberação teria causado danos em casas da região de Quatro Barras e Piraquara, ambos municípios da RMC.
Câmeras de seguranças instaladas em residências da região de Quatro Barras registraram o barulho. O caso provocou danos estruturais em casas, comércios e empresas.
Em algumas imagens encaminhadas em grupos de aplicativos de mensagens moradores das imediações mais próximas a Enaex do Brasil, mostravam forros que desabaram com a explosão.
Combate a explosão mobiliza equipes e governador pede atenção
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior foi às redes sociais para anunciar que pediu as Forças de Segurança do Paraná atenção especial ao caso.
“Determinei que o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Hiller, acompanhem o caso presencialmente”, diz a postagem da rede social X.
O Corpo de Bombeiros deslocou, a princípio, seis equipes para o atendimento a explosão da unidade da Enaex, em Quatro Barras.
No entanto, a medida que os trabalhos avançaram, novas equipes das Forças de Segurança do Paraná foram encaminhadas ao local.
Antes da chegada dos Bombeiros, a Brigada de Incêndio da Enaex do Brasil, fez o isolamento do local.
Vários relatos dão conta de que, após a explosão, houve a formação de imagens de fumaça no céu.
O impacto da explosão foi tão forte que esportistas em caminhadas na região de Campina Grande do Sul, também na RMC, sentiram a reverberação do estrondo.
Fonte: Bem Paraná