O avião com o criminoso já decolou de Santa Cruz de la Sierra em direção ao Brasil.
A prisão de Tuta foi anunciada no sábado pela Polícia Federal. Ele estava foragido havia cinco anos e foi capturado na sexta-feira pela Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen, força de elite da polícia boliviana, enquanto tentava renovar um documento de identidade com nome falso.
Considerado sucessor de Marcola — líder do PCC, que cumpre mais de 300 anos de prisão no sistema penitenciário federal brasileiro — Tuta é acusado de atuar na cúpula da facção criminosa e teria assumido o comando após a transferência de Marcola para presídios de segurança máxima.
Imagens divulgadas pelas autoridades brasileiras mostram o momento da extradição, com Tuta sendo escoltado pelas forças bolivianas até ser entregue à Polícia Federal brasileira.
Quem é Tuta?
Tuta é apontado como um dos principais articuladores do PCC fora dos presídios, com forte atuação em esquemas internacionais de lavagem de dinheiro.
Em 2023, foi condenado a mais de 12 anos de prisão por associação criminosa e lavagem. Ele também constava na lista da Interpol com alerta de Difusão Vermelha.
Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de São Paulo, Tuta assumiu papel de liderança após Marcola ser transferido ao sistema penitenciário federal, em 2019.
Ele integrava a “sintonia final de rua”, a instância mais alta da facção entre membros em liberdade, e foi um dos principais alvos da Operação Sharks, em 2020.
Fonte: O Antagonista