O líder da oposição na Câmara é o principal nome para assumir o Palácio do Piratini, sede do governo gaúcho, nas eleições de 2026.
Por outro lado, o governador de São Paulo tem sido citado como principal nome da direita para o Palácio do Planalto.
Zucco e Tarcísio são ex-militares e amigos desde os tempos de atuação no Exército.
O deputado afirmou que Tarcísio se prontificou a ajudar o estado do colega parlamentar, com o envio de bombas de drenagem, caso seja necessário.
A conversa também citou o envio de equipes técnicas da Sabesp, bombeiros e profissionais da Defesa Civil, com especialização em controle de inundações e resgate.
“Confirmei hoje, em reunião com o governador Tarcísio de Freitas e com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, o apoio imediato do estado e do município de São Paulo ao Rio Grande do Sul no enfrentamento desta nova tragédia climática que já causa transtornos graves e ameaça milhares de famílias em diversos municípios gaúchos”, disse Zucco.
Zucco foi a capital paulista para participar da marcha para Jesus, e aproveitou a oportunidade para se encontra com Tarcísio e também o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB-SP) e ambos se colocaram a disposição para socorrer e prestar apoio ao Rio Grande do sul.
Zucco agradeceu a iniciativa dos governantes e chegou a questionar a atuação do governador Eduardo Leite (PSDB) na causa.
“A resposta das lideranças paulistas foi imediata e solidária, diferente da inércia que infelizmente temos presenciado por parte do governo estadual do RS”, disse.
Chuvas afetam novamente o Rio Grande do Sul
O estado do Rio Grande do Sul voltou a enfrentar fortes chuvas ao longo desta semana. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (19) duas pessoas perderam a vida e uma permanece desaparecida.
O mau tempo também resultou em 984 pessoas desabrigadas e outras 1.993 desalojadas. No total, mais de 80 municípios registraram danos provocados pelas tempestades.
Até o momento, cinco cidades decretaram situação de emergência: Dona Francisca, Cerro Branco, Agudo, Nova Palma e Cruzeiro do Sul. Já o município de Jaguari declarou estado de calamidade pública.
Ainda nesta quinta-feira (19), a Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas persistentes nas regiões Norte e Nordeste do estado, com risco moderado de alagamentos.
Fonte: Diário do Poder