Olha minha gente, Teori Zavascki morreu e virou santo.
Todas as autoridades e instituIções que se pronunciaram até agora em relação ao falecimento do Ministro Teori Zavascki, o fizeram para endeusá-lo.
Este Blog, que sempre pautou pela verdade e procura manter a ética na informação, com a maior transparência possível, vem a público expressar sentimentos de pesar pelo ser humano que se foi de forma precoce.
Reconhecendo que o ministro Teori, primava pela família, era um sábio, conhecia como poucos as formalidades e os ofícios jurídicos, homem dedicado aos parentes e pessoas das suas relações, etc.
Isso tudo, são virtudes que o caracterizaram como cidadão de bem, mas que não o colocavam na condição de ícone inquestionável da defesa do bem contra o mal, como está sendo colocado agora depois de morto, por colegas juristas, políticos e principalmente pela imprensa.
Na modesta opinião deste blogueiro, o Ministro Teori Zavascki, pode não ter comprometido o andamento da Lava Jato enquanto relator da mesma, porém não exerceu plenamente sua função de autoridade e nem teve exatidão no tocante as vias do desfecho e da punibilidade aos envolvidos no maior escândalo de corrupção da história.
Foi no mínimo temoroso, (para não dizer covarde), ao analisar e deixar sob a haste do tempo, matérias que envolvem larápios "ilustres" como Renan Calheiros, Dilma Rousseff, Lula, Romero Jucá, Collor, Sarney, etc.
Ou seja: enquanto relator da Lava jato, Teori Zavascki pode não ter facilitado a vida de bandidos, mas também não fez nada para agilizar seus julgamentos e punições.
Não condenou, nem determinou punição aos ladrões da república, e nem teve a humildade de absorver os atos do Juiz Sergio Moro, este sim condenando mais de 100 picaretas que saquearam o país.
Aos olhos deste blog, Teori Zavascki se vai sem ter cumprido com a função que lhe foi atribuída, o desfecho da Lava Jato com os devidos julgamentos e aplicação das penalidades clamadas pela população brasileira, excepcionalmente determinadas pela doutrina jurídica que estabelece o fiel cumprimento do constituição.
Ao nosso modesto entendimento, Zavascki foi simplesmente mais um, como a grande maioria dos mais. Nenhum foro privilegiado condenado. Sequer julgado.
Aliás, determinou a prisão de Eduardo Cunha que foi citado 6 vezes na Lava Jato, enquanto Dilma foi citada como cúmplice dos esquema de roubo mais de 170 vezes, Lula foi citado mais de 200 vezes, Renan calheiros mais de 200 vezes e estão soltos e rindo da cara dos brasileiros.
Portanto, acho que se foi cedo demais, poderia permanecer entre seus familiares e amigos ainda por muito tempo, porém para a lava jato, não fará falta.
Por Milton Oro
Nenhum comentário:
Postar um comentário